Entenda o trajeto do cortejo fúnebre da Rainha Elizabeth II
Com um trajeto de 533km de Edimburgo a Londres, o cortejo fúnebre da Rainha Elizabeth II prevê procissões, velórios e paradas estratégicas em locais onde estará disponível para a visitação de autoridades e da população.
Em Edimburgo, o cortejo terá uma procissão e, em seguida, irá para a Catedral de Santo Egídio, onde será o primeiro velório, que durará 24 horas.
Inicialmente, a ideia é que o corpo viaje o trajeto seguinte no trem privativo da família real, mas caso não seja possível, o trajeto será feito de avião.
A chegada do corpo em Londres está prevista para quarta-feira, onde será recepcionado por autoridades, inclusive pela primeira-ministra com uma cerimônia e, em seguida, seguirá em procissão do Palácio de Buckingham até o Palácio de Westminster, a sede do parlamento britânico.
Lá, o corpo ficará exposto por quatro dias, coberto pelo estandarte real e com a coroa, o cetro e o orbe imperiais do Estado e aberto ao público, mas os ingressos serão pagos.
A previsão é de que o funeral seja no dia 19, mas ainda não há confirmação oficial.
O enterro será na capela memorial Rei George 6º e a Rainha Elizabeth II ficará ao lado de onde está enterrado o duque Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.
O trajeto, que foi pré-definido nos protocolos da operação London Bridge e é definido como operação Unicórnio, tem instruções claras, inclusive com “plano B” para o caso de algo não sair como o planejado no plano A.
[learn_press_profile]