Galpão Arthur Netto recebe espetáculo de dança “As filhas de Bernarda”
Nos próximos dias 26 e 27 de março, sábado e domingo, às 20h, será apresentado no Galpão Arthur Netto o espetáculo “As Filhas de Bernarda”, do Núcleo Mercearia de Idéias. As apresentações serão gratuitas, pois o espetáculo foi contemplado no PROAC-SP (Programa de Ação Cultural do Estado de SP). Os ingressos devem ser retirados com pelo menos duas horas de antecedência no próprio local.
Serviço
O que: As Filhas de Bernarda (espetáculo de dança contemporânea)
Sinopse: O espetáculo traz para cena bailarinas que revelam o universo de clausura criado dentro da casa de Bernarda, que possui simultaneamente a vida, representada pelos corpos pulsantes de suas filhas e a morte carregada pela presença de Bernarda, do luto e das fotografias que se empalidecem com o tempo.
Quem: Mercearia de Idéias
Onde: Galpão Arthur Netto – Avenida Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jd. Santista – Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)
Quando: 26 e 27 de março, sábado e domingo, 20h.
Quanto: GRATUITO
Contato: (11) 3433 9841 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br
As Filhas de Bernarda foi o representante do Brasil no último Festival Internacional de Dança Contemporânea, realizado no Equador. Segundo a equipe que coordena o espaço, esse é o primeiro espetáculo de dança contemporânea a se apresentar no Galpão e já está causando bastante expectativa.
“O público presente ao Galpão Arthur Netto nos espetáculos está crescendo a cada apresentação e agora estamos ansiosos por saber qual será a reação da platéia a um espetáculo de dança contemporânea”, diz Alessandra Galindo, coordenadora do espaço. “Como temos apresentado basicamente espetáculos teatrais e musicais esse espetáculo é marcante, pois abre a possibilidade de trazer apresentações de uma arte de que gostamos muito e que também tem muitos apreciadores no Alto Tietê, que é a dança contemporânea”, completa Alessandra.
O espetáculo
As filhas de Bernarda é um trabalho de dança que se inspira livremente no universo criado por Federico Garcia Lorca em seu texto “A casa de Bernarda Alba”. No espetáculo o grupo Mercearia de Idéias traz para a cena bailarinas que revelam o universo de clausura criado dentro da casa de Bernarda, que possui simultaneamente a vida, representada pelos corpos pulsantes de suas filhas e a morte carregada pela presença de Bernarda, do luto e das fotografias que se empalidecem com o tempo.
Nessa montagem, segundo o grupo, “encaramos o desafio de abordar a poesia de Lorca em sua potência plástica e imagética centrada nas figuras femininas que compõe a peça, misturando e colocando no mesmo plano a poesia e a dança, construindo uma dramaturgia própria dentro do espetáculo.”
Workshop
Junto com as apresentações o grupo realizará, no dia 27, domingo, das 14h30 às 17h30, um “workshop” direcionado a atores, bailarinos e performers, iniciantes ou experientes sobre o processo de construção do espetáculo. Segundo Tetembua Dandara, produtora do grupo, “o workshop foi desenvolvido a partir do processo de criação do espetáculo ‘As Filhas de Bernarda’. Neste processo, o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni instigou as bailarinas a uma exploração individual das possibilidades coreográficas de uma proposta única: os 9 points e a escrita universal. Esta proposta, desenvolvida por William Forsyth, apropriada pelo coreógrafo permite que cada performer desenvolva uma movimentação própria a partir de seu repertório, contudo, dando margem a novas possibilidades. O objetivo final é oferecer aos participantes uma vivência do processo a que o grupo foi submetido.

Leave a Reply